Governador inaugura reforma de Batalhão da PMES e visita novo CAAD em Linhares

20/04/2022 16h59 - Atualizado em 22/04/2022 10h31
Foto: Hélio Fillho/SECOM

O governador do Estado visitou ainda as obras de implantação da fábrica de café solúvel da empresa Olam Internacional.

O governador do Estado, Renato Casagrande, esteve, nesta quarta-feira (20), no município de Linhares para a entrega das obras de reforma da sede do 12º Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo. Casagrande também visitou as instalações do novo Centro de Acolhimento e Atenção Integral sobre Drogas (CAAD) do município, que começará a funcionar nesta sexta-feira (22).

O Governo do Estado investiu R$ 372 mil na reforma da sede do 12º BPM, que atende o município de Linhares. As obras foram executadas pelo Departamento de Edificações e Rodovias do Espírito Santo (DER-ES). Essa é mais uma entrega do programa Estado Presente em Defesa da Vida, com vistas a reestruturação das forças da Segurança Pública. Foi realizada a troca de revestimentos, substituição do telhado e das instalações elétricas e hidráulicas, além da adequação de calçada, tratamento de trincas e pintura geral da edificação.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Marcio Celante, ressaltou a importância da reforma da unidade. “Esse Batalhão atende ao maior município da região norte no Espírito Santo. Essa é mais uma entrega que mostra, não somente a visão do nosso governador, dentro do programa Estado Presente, mas também a sensibilidade desse Governo em dar um local digno de trabalho aos nossos militares do 12º Batalhão e de todo o Estado”, afirmou.

O comandante do 12º BPM, tenente-coronel Pio, fez questão de destacar que a unidade está pronta para servir a população, assim como sempre esteve, porém agora com espaço mais adequado. “Uma obra muito esperada pela comunidade de Linhares que vai trazer muito mais conforto no atendimento aos cidadãos e aos militares estaduais que trabalham na aqui”, destacou.

Ainda no município, o governador visitou as instalações do CAAD de Linhares, que integra o programa Rede Abraço. O equipamento será a “porta de entrada” para o atendimento de pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas e os familiares no norte capixaba. O Centro contará com equipes multidisciplinares, formadas por assistentes sociais, psicólogos, médicos, monitores em dependência química e técnicos administrativos.

De acordo com o secretário de Estado de Governo, Álvaro Duboc, o CAAD de Linhares é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “Esse equipamento terá papel estratégico na prevenção, tratamento e reinserção social de pessoas que buscam assistência em razão de problemas decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas nessa região”, pontuou.

Desde 2019, a Rede Abraço já atendeu mais de sete mil cidadãos e realizou mais de 35 mil atendimentos no CAAD Vitória – estão sendo inauguradas duas novas unidades: Linhares e Cachoeiro de Itapemirim. “Nosso intuito com as novas unidades é ampliar esses serviços e facilitar o atendimento à população capixaba”, afirma o subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes.

“Estamos com obras importantes e investimentos estruturantes que ajudarão Linhares a se desenvolver de forma objetiva. Estamos ajustando com a Prefeitura para assumirmos a gestão do Hospital Geral de Linhares (HGL). O secretário da Saúde, Nésio Fernandes virá aqui na próxima semana para conversar com a Prefeitura. Estamos prontos para assumir o HGL e ampliar a oferta de serviços”, antecipou o governador.

Segundo Casagrande, as entregas realizadas garantem ainda mais dignidade para todos. “Com a reforma do 12º BPM, nossos policiais terão condições ainda melhores para atuar no combate à criminalidade. Ao passo que este novo CAAD vai garantir o acolhimento tanto para a pessoa dependente quanto para seus familiares. O Centro também faz o encaminhamento em casos de internação, sendo assim, uma rede de proteção para a família capixaba”, disse.

O governador do Estado visitou ainda as obras de implantação da fábrica de café solúvel da empresa Olam Internacional, que recebeu incentivos fiscais do governo capixaba por meio do Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo (Invest-ES). Atualmente, as obras estão 55% concluídas. A previsão para entrada em operação é para janeiro de 2023. O investimento programado é de R$ 740 milhões, com a estimativa da geração de mil empregos diretos e indiretos.

O secretário de Estado Inovação e Desenvolvimento, Ricardo Pessanha, também participou da visita. "Tornar o Estado do Espírito Santo cada vez mais competitivo é uma meta do governador Renato Casagrande e que tem sido alcançada. Temos um trabalho constante de prospecção de empresas de diversos segmentos, no mercado nacional e estrangeiro. A qualificação da mão de obra local e o bom ambiente de negócios também são indicadores positivos alcançados pelo Estado", comentou.

Estiveram presentes nas agendas em Linhares, a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus; os prefeitos Bruno Marianelli (Linhares) e Alessandro Broedel (Sooretama); e os deputados estaduais Luiz Durão e Marcos Garcia.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo