Banco de desenvolvimento

O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) aposta no fortalecimento e na atração de investimentos estratégicos por meio de financiamentos, no investimento no comércio, nos serviços e na indústria, em projetos de eficiência energética, melhoria da gestão pública e no turismo. Impulsiona o ambiente de inovação capixaba, por meio de fundos private equity, com os Fundos de Investimentos em Participações (FIPs), além da coordenação de programas de fomento para efetivar o desenvolvimento regionalmente equilibrado no Estado.

Criado em 20 de fevereiro de 1967, o Bandes existe há mais de cinco décadas, trabalhando em conjunto com micro, pequenas, médias e grandes empresas. Um banco pioneiro, que investe em negócios na economia verde, Fundos de Investimentos em Participações (FIPs), Parcerias Público-privadas (PPP), agroindústria, entre tantos. Além disso, o Bandes atua na Secretaria Executiva do Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo (Invest-ES), junto à Secretaria de Desenvolvimento (Sedes).

Informações completas: www.bandes.com.br

  • No Bandes, os gestores públicos municipais têm uma série de produtos e serviços para auxiliar o crescimento nos municípios. São desde recursos por meio de crédito, para acelerar o investimento em infraestrutura, como a disponibilidade de um escritório de projetos para a estruturação e modelagem de projetos de Parcerias Público-Privadas (PPP).

     

    Saiba mais

  • Do crédito aos novos negócios: Como fomento à inovação, o Bandes financia projetos de maior valor agregado e portadores de futuro, visando ampliar a competitividade das empresas no âmbito regional e nacional. Na mesma linha, o Epicentro, hub de inovação que funciona no banco, é um projeto colaborativo, aberto e conectado, que abre espaço para a realização de meetups, oficinas, eventos, capacitações, reuniões e seminários de investimento realizados por instituições públicas, iniciativa privada e instituições de ensino capixabas.

    Saiba mais

  • O Programa de Apoio à Indústria 4.0 oferece soluções para as empresas investirem em tecnologias da informação e automação industrial. Empreendimentos sediados no estado e com atestado de enquadramento emitido pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) podem utilizar os recursos do programa para investimento em infraestrutura, máquinas, equipamentos e componentes eletrônicos importados; transferência, licenciamento e absorção de tecnologias; avaliação e certificação; treinamento, consultoria e despesas relacionadas a patentes e propriedade intelectual.

    Saiba mais 

  • Startups e empresas capixabas que atuam com projetos inovadores têm no Bandes uma alternativa de crédito diferente das tradicionais: o Fundo de Investimento em Participações (FIP). Nesta modalidade, o Fundo entra como sócio acionista dos empreendimentos selecionados pelo seu potencial de retorno. Para a empresa, além dos recursos disponibilizados, o maior benefício é a participação do FIP em seu processo decisório e na definição da política estratégica e da gestão. 

    Saiba mais

  • O Bandes é gestor de fundos municipais de desenvolvimento em parceria com as prefeituras. O Fundesul Presidente Kennedy é um fundo de investimento que apoia projetos de negócios que resultem, direta ou indiretamente, em geração de emprego e renda no município, de forma alinhada ao Plano de Desenvolvimento Econômico e Social local.

    Saiba mais