ACELERADORES PARA A INOVAÇÃO

A Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e de Educação Profissional (Secti) possui a responsabilidade de garantir um posicionamento competitivo e gerar valor no mercado presente e futuro, de maneira sustentável e eficiente. Para tanto, atua por intermédio e em conjunto da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) para executar programas de inovação, ciência e tecnologia no âmbito estadual.

UNIVERSIDADES

Vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e de Educação Profissional (SECTI), o Sistema Universidade do Espírito Santo - UniversidadES é um programa de Estado que reúne e organiza políticas públicas de Ensino Superior, Técnico, Profissional, Formação Continuada, Educação Financeira e Empreendedora, Pesquisa, Extensão e Inovação.

O sistema UniversidadES apresenta ações governamentais em andamento, como o Programa Nossa Bolsa, Qualificar ES e os Centros Estaduais de Educação Técnica (CEEETs), além da oferta constante e gratuita de vagas de cursos de Graduação e Pós-graduação, por meio da criação da Universidade Aberta Capixaba (UnAC).

SEEDES

O SEEDES é o primeiro programa público de aceleração de startups no Espírito Santo.  “SEED'' é o acrônimo que reúne as iniciais da seguinte frase: Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development. Organizações com capital financeiro e intelectual criam programas de ‘aceleração’ para investir no desenvolvimento de startups, iniciativas que se dispõem a dar suporte e educação para que possam crescer mais rapidamente (daí a palavra ‘acelerar’) e com saúde para prosperar no mercado.

O SEEDES é um desses programas de ‘aceleração’ que visa estimular e movimentar o ecossistema capixaba de startups e inovação.

Saiba mais em https://seedes.es.gov.br

CENTELHA

O Centelha busca ideias com grande potencial de se tornarem um negócio de sucesso e que desenvolvam produtos, processos ou serviços inovadores, que contribuam para o desenvolvimento da economia nacional.

Entre os objetivos principais do Programa Centelha, estão: a geração de novas empresas de base tecnológica; a geração de inovações que sejam de interesses sociais e empresariais; e a formação da cultura do empreendedorismo inovador, a fim de fortalecer os ecossistemas de inovação do país.

Saiba mais em https://programacentelha.com.br/

 

TECNOVA

O objetivo do Tecnova é criar condições financeiras favoráveis e apoiar a inovação - por meio de recursos de subvenção econômica - para o crescimento rápido de um conjunto significativo de empresas de micro e pequeno porte, com foco no apoio à inovação tecnológica e com o suporte aos parceiros estaduais. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) é a operadora do fundo no Espírito Santo, que apoia o desenvolvimento de produtos de empresas capixabas para o desenvolvimento dos setores econômicos considerados estratégicos nas políticas públicas federais e aderentes à política pública de inovação do estado do Espírito Santo. 

Saiba mais em: https://fapes.es.gov.br/tecnova-ii