Turismo

O Espírito Santo é conhecido por suas praias tropicais e áreas naturais montanhosas.

O Estado possui alguns pontos turísticos principais, como o Convento da Penha, o Farol Santa Luzia, a Igreja do Rosário, o Galpão das Paneleiras, o Parque Pedra da Cebola e o Espaço da Baleia Jubarte. Além do Pico da Bandeira, Pedra dos Três pontões, as Dunas de Itaúnas, as Falésias de Marataízes e o vilarejo de Pedra Azul.

O ponto turístico mais visitado no Espírito Santo é o Convento da Penha, localizado em Vila Velha, cidade que também sedia o Farol Santa Luzia, a Igreja do Rosário, etc.

Em Vitória, no Galpão das Paneleiras de Goiabeiras são fabricadas as panelas de barro, uma das maiores expressões da cultura popular do Espírito Santo. A panela de barro é o primeiro patrimônio imaterial do Brasil. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Galpão das Paneleiras é considerado patrimônio da humanidade. Além das panelas, também são fabricadas travessas e tigelas, itens vendidos para todo Brasil e para o exterior.

PARQUE PEDRA DA CEBOLA

O Parque Pedra da Cebola está localizado em Vitória, possui área superior a 100.000m² e conta com uma vegetação típica de restinga, mata atlântica e vegetação rupestre nativa, abrigando répteis e aves.

O nome do parque deriva de uma grande pedra esculpida pela natureza que repousa sobre outra rocha. Devido a seu comportamento geológico, a pedra se "descama" de maneira similar às palhas de uma cebola. O Parque Pedra da Cebola tem parquinhos, lagos e um campo de futebol, além de um Centro de Educação Ambiental (CEA).

CONVENTO DA PENHA

Num penhasco de 154 metros de altitude e a 500 metros do mar, com seu entorno preenchido por mata atlântica, está o Santuário de Nossa Senhora da Penha, um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil.

A história começa em 1558 com a chegada do frei Pedro Palácios.

O Frei foi encarregado de construir uma ermida no alto do morro da Penha, tendo encomendado de Lisboa uma imagem de Nossa Senhora. A pequena ermida foi erguida e expandida aos poucos até se transformar no Convento da Penha, hoje o monumento religioso mais importante da arquitetura capixaba.

Especula-se que frei Pedro Palácios morava numa gruta que fica aos pés da ladeira do convento, lugar que era mantido um quadro de Nossa Senhora dos Prazeres (ou Nossa Senhora das Alegrias em português moderno) que ele trouxe de Portugal. A composição desapareceu três vezes e em todas as ocasiões foi encontrado no alto do morro onde está construído o convento. Segundo o escritor e historiador Francisco Aurélio, foi o povo que deu esse nome, por causa da localização da igreja: Penha significa pedra, rochedo. "O povo dizia: vamos lá na igreja que fica na penha. Aí ficou Nossa Senhora da Penha", contou Aurélio.

FAROL DE SANTA LUZIA

O Farol de Santa Luzia está localizado no bairro Praia da Costa, município de Vila Velha. Sua estrutura é composta por uma torre em ferro octogonal branca com quatorze metros de altura e uma lanterna com alcance de até sessenta e dois quilômetros. O farol é um dos 17 existentes nos 411 quilômetros de litoral capixaba.

Inaugurado em 1871, suas peças foram trazidas diretamente da Escócia pelo Barão de Cotegipe e apesar de ser um ponto turístico badalado, sua principal função é orientar navegadores do Porto de Vitória.

PARQUE ESTADUAL PAULO CÉSAR VINHA

Localizado às margens da Rodovia do Sol, no município de Guarapari, o Parque também ultrapassa o limite e abrange Vila Velha. Com praias, trilhas e mirante, a área de 1500 hectares é abrigo de várias espécies da fauna e da flora, entre elas um animal menor que uma moeda, que não se encontra em outro lugar no país.

Paulo César Vinha, era um dos defensores do parque, a região sofria retiradas de areia, caçadas e queimadas criminosas entre os anos 1970 e 1980. O biólogo foi assassinado em 1993 enquanto fazia pesquisas nas áreas do Parque.

IGREJA DOS REIS MAGOS

Concluída em 1580, e tombada pelo IPHAN, a Igreja dos Reis Magos é um dos melhores exemplos da arquitetura jesuítica no Brasil. O conjunto arquitetônico formado pela Igreja e a Residência dos Reis Magos, também possui uma praça e fica situado a 40 metros de altitude em relação ao nível do mar.

O altar da Igreja, construído em 1701, apresenta retábulo entalhado em madeira, e no centro uma obra do pintor frei Belchior Paulo, retratando a adoração dos Reis Magos. O quadro é considerado uma das primeiras pinturas a óleo do Brasil.

PARQUE ESTADUAL DA PEDRA AZUL

O Parque Estadual da Pedra Azul é um local onde podemos admirar a Pedra Azul, com seus 1822 metros de altura, a Pedra do Lagarto anexa à ela e toda a natureza da região com orquídeas, bromélias, árvores nobres, como cedros e ipês e as várias espécies de animais que habitam o parque.

A região das Montanhas Capixabas, uma das regiões turísticas mais visitadas do Estado, é composta por cervejarias artesanais, pousadas, cafés e temperaturas mais baixas, em comparação com a capital Vitória.

Se o passeio ao Parque for entre os meses de julho e agosto, há opção de visita ao Bosque de Cerejeiras Kaoru Kumazawa, período em que acontece a floração. Mas durante todo o ano, podem ser realizadas trilhas na Pedra Azul, há quatro opções dentro do parque: trilha das piscinas, do mirante, do lagarto e da base. Também há opção de passeio em magníficos cavalos noruegueses da Raça Fjord, no Fjordland, onde acontecem as cavalgadas ecológicas.

O Parque contempla ainda, a Rota do Lagarto, uma estradinha de 8km repleta de árvores e flores, além de pousadas, restaurantes e cafés.

Há ainda, outros municípios capixabas com características semelhantes, como Santa Teresa, Santa Leopoldina e Venda Nova do Imigrante.