
O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX-ES) é desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento do Espírito Santo (Sedes) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).
O PEIEX-ES oferece um atendimento por meio dos técnicos extensionistas que junto com a empresa irá construir um plano de exportação com base no produto/serviço do empreendimento. Este serviço ocorre em etapas onde são desenvolvidos: Perfil da Empresa; Diagnóstico de Gestão; Plano de Trabalho; Acompanhamento da Implementação do Plano de Trabalho; Avaliação e Conclusão dos Trabalhos. Todos estes serviços não geram custos para a empresa.
O Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), iniciativa do Governo Federal, busca difundir a cultura exportadora e contribuir para ampliar o número de exportadores brasileiros, por meio de uma rede de apoio a empresas formada por diversas instituições – públicas e privadas – que atuam no fomento às exportações brasileiras.
O principal papel do PNCE é organizar ações desenvolvidas por essas instituições de modo que sejam executadas de forma harmônica e encadeada, evitando duplicidades e sombreamentos, minimizando lacunas e, desta forma, otimizando os esforços. O Plano conta com a participação de entidades nacionais, dos governos estaduais e distrital, além de diversas instituições regionais.
A coordenação nacional do PNCE é feita pelo Ministério da Economia, e nas Unidades da Federação por Comitês Estaduais compostos pelos principais intervenientes no comércio exterior regionais.