Culinária

O Espírito Santo é um estado que possui uma grande profusão culinária, fruto da cultura indígena e dos demais povos que participaram da colonização do Estado, com destaque aos Italianos, Alemães e Portugueses.

Nossa gastronomia se adorna com as belezas naturais que se alternam entre nossas belas praias e montanhas, o visual torna-se ainda mais encantador quando acompanhado dos pratos típicos e sobremesas locais.

A principal característica da culinária do Espírito Santo é a tradição pesqueira, herdada da cultura indígena e negra.

As principais influências gastronômicas vêm da mistura dos costumes dos habitantes locais com os estrangeiros: portugueses, africanos e povos do norte da Europa.

Pratos estrangeiros também foram acrescentados à cozinha capixaba, enriquecendo ainda mais a sua gastronomia. A influência europeia mais forte é a culinária italiana, a qual trouxe o agnolini, a sopa pavese, o tortei, o risoto e a polenta.

Às receitas originais, comumente são adicionados novos ingredientes e com novas formas de preparo. Um prato típico da mesa dos capixabas na Semana Santa é a Torta Capixaba, a iguaria é composta por bacalhau, frutos do mar e temperos, substituindo a carne  vermelha para os cristãos no período de abstinência.

A famosa moqueca capixaba, é feita com azeite de oliva (legado português) e ingredientes indígenas como tomate, cebola, coentro e urucum, responsável pela coloração avermelhada, e principalmente peixe, que pode ser robalo, badejo, dourado, namorado, cação ou garoupa, que são peixes de cor clara, consistentes e muito saborosos, presentes na costa do Espírito Santo.

Os alemães contribuíram com a culinária à base de batatas e carne de porco. Já os portugueses incrementaram o paladar capixaba com seus tradicionais pratos à base de bacalhau, azeite e doces feitos com ovos.

O item mais característico da cozinha capixaba são as panelas de barro, feitas artesanalmente no Galpão das Paneleiras, situado na capital Vitória, dando um charme a mais na hora de servir as nossas refeições pesqueiras.