Agronegócio

O agronegócio é um dos pontos fortes da economia do Espírito Santo, que possui cerca de 108 mil estabelecimentos agropecuários, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O estado também ocupa o posto de segundo maior produtor e exportador de café do Brasil, com destaque para as variedades conilon e arábica, cuja produção ultrapassa a marca de 14 milhões de sacas anuais. Desde 2018, o estado é reconhecido como o maior produtor de ovos do país, com destaque para o município de Santa Maria de Jetibá, que soma mais de 150 granjas em pleno funcionamento e produz cerca de 12,4 milhões de ovos por dia.

A fruticultura também gera grandes oportunidades para a agroindústria capixaba, o que levou o Espírito Santo a sediar uma das principais fábricas de sucos do mundo.

O estado também é líder na exportação de mamão.Mas o produto agrícola de maior importância social para os capixabas é a banana, que gera cerca de 30 mil ocupações em sua cadeia produtiva e é cultivada em 17 mil propriedades rurais predominantemente familiares, distribuídas por mais de 90% dos municípios.