Petróleo e gás

Dos anos 2000 para cá, o Espírito Santo passou de coadjuvante a protagonista nacional na produção de petróleo e gás natural. Enquanto em 2000, a participação capixaba na produção nacional de óleo e gás representava 1,0% e 2,8%, respectivamente, ocupando a sétima posição em ambos insumos, atualmente o Estado ocupa a 3ª posição na produção de petróleo, com 8,4% na participação da produção nacional e a quarta posição na produção de gás natural, correspondendo a 4,9% da produção nacional. Esse destaque torna o setor de petróleo e gás capixaba um dos mais representativos da economia, com 24% do PIB do estado.

A produção de petróleo e gás natural no mar do Espírito Santo está concentrada em dois complexos, o Parque das Conchas, operado pela Shell Brasil, que atualmente possui 04 campos em produção no litoral Sul do estado e o Parque das Baleias, operado pela Petrobras.

A experiência do Estado com óleo e gás alinhada ao potencial de geração de energia eólica comprovada no Atlas Eólico lançado pelo Governo do Estado em 2022, tornou o Espírito Santo um atrativo para parques eólicos offshore. Segundo o Atlas, o potencial estimado para geração de energia eólica offshore é de 142 mil GW e 18,3 mil GW para eólica onshore. Além da Shell Brasil, outras três empresas solicitaram licenciamento ambiental ao IBAMA para produção dessa energia no mar.

Nas últimas décadas o Espírito Santo se tornou um grande produtor de energia oriunda de fontes renováveis. Segundo projeção da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a expectativa é que o potencial do Estado para produzir energia limpa aumente em até quatro vezes, saindo de 221 MW em 2022 para 810 MW em 2031.