Celulose

Segundo o Incaper, em 2019 o estado do Espírito Santo contava com 231.421 hectares de florestas plantadas, sendo que destes, 225.055 hectares eram de florestas de eucalipto e os 5.486 hectares restante correspondem a outras espécies como pinus, seringueira, entre outros.

Comercializada para mais de 80 países, a celulose é um dos principais produtos do agronegócio na pauta de exportações do Espírito Santo. A indústria, onde o ES se destaca como líder mundial do produto branqueado de eucalipto, apresentou um crescimento de 7,8%, na contramão da indústria geral, que encerrou em queda de 8,3%.

O estado abriga a maior produtora mundial de celulose de eucalipto, cuja planta industrial reúne capacidade para produzir 2,3 milhões de toneladas/ano. Localizada no município de Aracruz, a Suzano mantém uma base florestal de 242 mil hectares, dos quais 82 mil hectares são áreas de preservação. Para escoar essa produção, a Suzano opera o Portocel, terminal portuário especializado na movimentação de produtos florestais, por ali, passam mais de 60% de toda a celulose exportada pelo Brasil.