Movelaria

A indústria moveleira é um dos segmentos produtivos mais tradicionais da economia capixaba, principalmente na região norte do Espírito Santo.

O Estado detém o sexto maior polo de móveis seriados do Brasil, situado em Linhares, município localizado há 136 km da capital Vitória. Além dele, há importantes arranjos produtivos do setor em Colatina e na região Centro-Sul.

Em 2022, o Espírito Santo concentrava aproximadamente 800 indústrias moveleiras, com 11 mil trabalhadores. Segundo o Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário de Linhares e Região Norte do ES (Sindimol), o município possui cerca de 140 indústrias e gera mais de 4.000 empregos diretos, concentrando 4% da produção nacional (de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓMEL).

A indústria moveleira possui um faturamento anual de cerca de R$ 500 milhões, empreendimentos que fornecem móveis para todo o país, principalmente para a região nordeste.

O setor atua prioritariamente na atividade de produção de móveis e mobiliários, especialmente de forma mecanizada, e abrange diversas etapas como a extração de produtos naturais e sua transformação.

Com foco no fortalecimento e na competitividade das indústrias locais, o setor trabalha intensamente na construção de parcerias com instituições públicas e privadas e na construção de planos de desenvolvimento.