Rochas

Em 2022, aproximadamente 81,7% das rochas exportadas pelo Brasil foram capixabas, volume que representou 11% da pauta exportadora do estado e gerou cerca de 1,049 bilhões de dólares em exportações à balança comercial do Espírito Santo. As importações em 2022 somaram US$ 1,8 milhões e garantiram um saldo superavitário de US$ 1.047 milhões.

No ano de 2022, os principais mercados importadores das rochas ornamentais capixabas foram os Estados Unidos da América com (58,3%), em seguida vem a China (12,7%). Para o mercado norte-americano são exportados, sobretudo, granitos trabalhados em chapas ou demais obras, enquanto que para a China são enviados, em sua maioria, granitos e mármores em blocos.

O setor de rochas ornamentais no Espírito Santo passou por importantes investimentos ao longo dos anos para que alcançasse a maturidade que confere ao setor o posto de principal exportador brasileiro de rochas. Como resultado, houve não somente um aprimoramento nas atividades de extração e beneficiamento, como também um encadeamento de setores adjacentes que resultaram no crescimento e desenvolvimento regional. Exemplo deste desenvolvimento é a consolidação de Cachoeiro de Itapemirim enquanto polo de rochas ornamentais no estado, com uma cadeia produtiva complexa que atualmente é responsável por registrar cerca de 6.345 empregos formais, distribuídos em mais de 450 empresas do setor. Outro destaque, ao norte do estado, é o município de Barra de São Francisco, cujo setor registrou, em 2021, cerca de 2.043 empregos formais, seguido de Serra com 2.004 empregos e 19 empresas, Castelo com 1.031 empregos e 31 empresas e Colatina com 953 empregos e 12 empresas do setor.