Governo do Estado participa de evento da Câmara de Comércio Árabe

08/04/2022 16h05 - Atualizado em 08/04/2022 17h14

Entre os temas debatidos estão: as vantagens de abrir um negócio em Dubai, como escolher o hub de negócios e como descobrir empresas brasileiras.

O Governo do Estado por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides) participou do Seminário “Dubai – Sua porta de entrada para o comércio global - Espírito Santo – Brazil in focus”, realizado em Vitória, nesta sexta-feira (08). O evento é organizado pela Câmara de Comércio Árabe, em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo e a Federação das Indústrias do Estado (Findes). Entre os assuntos debatidos estão: as vantagens de abrir um negócio em Dubai, como escolher o hub de negócios, descobrir empresas brasileiras e como se estabelecer e expandir negócios para mercados internacionais.

A vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, participou do evento e falou sobre a importância da parceria. “É uma alegria estar aqui, participando da abertura desse encontro, e reafirmando que essa conexão com o comércio árabe é muito importante para o Espírito Santo. Só dois lugares no mundo têm Fundo Soberano, a Noruega e o Espírito Santo, e isso já nos define mundialmente. Somado a isso, temos uma cultura civilizatória capaz de tratar a coisa pública com responsabilidade, com transparência e estamos prontos para investir em novos mercados que se abrem a cada dia com a garantia de que, aqui, existem oportunidades para investimentos e exportações”, disse.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Ricardo Pessanha, destacou que, em novembro de 2021, que o Governo do Estado, por meio da equipe técnica da Sectides, integrou a missão comercial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Dubai, com aproximadamente 300 empresários. “O objetivo, na ocasião, foi prospectar empresas para o Estado e estabelecer relações institucionais com entidades que poderiam auxiliar empresas capixabas a explorar o mercado dos países árabes como um todo. Na oportunidade, apresentamos o grande potencial de atração de investimentos do Estado e que mais uma vez se confirma por meio deste evento. Boa relação institucional, ambiente de negócios favorável, economia equilibrada e política tributária eficiente”, afirmou Pessanha.

O vice-presidente da Findes, Paulo Baraona, frisou que o Espírito Santo e os Emirados Árabes têm um grande potencial de comercialização e têm trabalhado para construir e consolidar as relações comerciais. “O nosso Estado tem uma vocação natural para o comércio exterior e uma posição privilegiada em relação aos demais estados do país, o que permite que o Espírito Santo seja uma porta de entrada para produtos vindos de todos os Emirados Árabes. Por outro lado, os Emirados Árabes também têm uma posição-chave no Oriente Médio, estando localizado no Golfo Pérsico, sendo assim, uma porta de entrada para os produtos brasileiros. Somos grandes produtores de café, temos uma forte cultura de cacau, pimenta-rosa e pecuária leiteira, entre outros tantos produtos da nossa indústria de alimentos. Além deles, é claro, ainda temos a produção das nossas indústrias de siderurgia e metalurgia, que têm grande potencial de comercialização, pontuou Baraona.

O presidente Executivo e CEO da DMCC, Ahmed Bin Sulayem, lembrou que muitas das histórias de sucesso começam com network, por isso, a ideia que algumas pessoas têm de fazer negócios dentro de sua própria ilha é errada. “As pessoas têm que interagir e uma das vantagens que a DMCC tem é que realmente se conecta com o mercado. Reunimos uma série de conhecimentos, atualizamos em relação as novidades de mercado e mudanças geopolíticas de óleo e gás, por exemplo. Trazemos estas informações para seus membros e esta é forma de transformar estas ações sem negócios”.

Sulayem ressaltou ainda as potencialidades do Estado: “percebo que o Espírito Santo é um estado bem industrial, ou seja, produz bastante coisa e fiquei encantado com a beleza do Estado. Acredito que o Espírito Santo pode ser, inclusive, uma Dubai. Há 50 anos, quando nós acreditamos em transformar uma cidade árabe em uma cidade turística, muita gente riu e hoje, as pessoas entendem que Dubai cresceu e se tornou referência. O Espírito Santo também pode ser um estado referência para o restante do Brasil.”

Espírito Santo

Em 2021, o Governo do Estado, por meio da Sectides, assinou um memorando de entendimento com a Câmara de Comércio Árabe (CCA), reafirmando a relação de cooperação entre as partes e com a meta de definir parâmetros de cooperação nas áreas de educação, saúde, segurança pública, meio-ambiente, mudanças climáticas, desenvolvimento econômico, desenvolvimento sustentável, apoio ao fortalecimento econômico feminino , combate à desigualdade e discriminação, inovação tecnológica, intercâmbio cultural e outras, de acordo com as necessidades específicas dos participantes. Tudo visando o intercâmbio das melhores práticas, serviços e tecnologias nas áreas mencionadas.

Foto: Divulgação/Findes.

Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria