Governo do Estado quer criar agência de atração de investimentos

09/03/2023 17h51 - Atualizado em 13/03/2023 09h45
Foto: Fiesc/Divulção

Um total de 612 empresas foram prospectadas em 2022 pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes). A atração de novos negócios é uma tarefa constante, e com foco neste trabalho, uma comitiva capixaba composta por representantes da Secretaria de Desenvolvimento e da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) esteve, nesta quarta-feira (08), na Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) para conhecer a estrutura e governança da Agência de Investimentos, criada pela entidade catarinense.

Resultado do uso de metodologia de prospecção pautada em disciplina e pesquisa de mercado, em 2022, foram anunciados sete novos projetos a serem implementados no Estado, somando R$ 1,23 bilhão em investimentos e geração de aproximadamente 1.670 empregos diretos. Seguindo neste caminho, o Governo do Estado pretende criar uma Agência de Atração de Negócios e, por isso, tem realizado estudos de viabilidade e tem mantido contato com experiências que podem se somar como referências para a implantação de uma iniciativa similar em solo capixaba.

A subsecretária de Estado de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais, Christiane Vargas, destacou que durante a reunião foi possível identificar a práticas para a promoção da atração de investimentos nacionais, com o objetivo de aumentar a capacidade de atrair e reter investimentos, analisar a experiência bem-sucedida, conhecer a estrutura e governança da Agência de Investimentos de Santa Catarina, que se destaca pela prospecção de negócios internacionais. O Governo do Estado está empenhado na criação de um modelo semelhante que possa potencializar o trabalho que vem sendo realizado no Espírito Santo.

“Com a implantação da Agência de Atração de Investimentos, vamos contribuir com o desenvolvimento do Estado do Espírito Santo, por meio da prospecção de novas empresas, fomento da expansão das empresas já existentes, promover o aumento das exportações, incentivo à inovação e melhoria do ambiente de negócios tudo em um único local, para facilitar e agilizar a vida do empresário que pretende fazer negócio no ES”, disse a subsecretária.
Participaram da visita o gerente executivo de Relações Institucionais da Findes, Leonardo de Paula, a presidente da Associação Empresarial Brusque, Rita Cassia Conti e a chefe de gabinete da FIESC, Maria Teresa Bustamante.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes
Gabriela Galvão
(27) 3636-1415 / 9 9914.3408
gabriela.galvao@sedes.es.gov.br