Grupo Têxtil anuncia investimento de mais de R$ 62 milhões na instalação de indústria no Estado

09/02/2022 19h02 - Atualizado em 10/02/2022 11h34

A empresa mineira VDM Comercial Têxtil, especializada na fabricação de tecidos, vai instalar uma indústria de transformação têxtil, fiação, tecelagem e acabamentos em tecidos no município de Apiacá, localizado na microrregião Central Sul. O anúncio foi feito durante reunião de representantes da empresa com o governador do Estado, Renato Casagrande, no Palácio Anchieta, em Vitória.

A VDM aderiu ao Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo (Invest-ES), no qual apresentou o projeto de expansão com a instalação de sua primeira filial. O investimento é da ordem de R$ 62,6 milhões e deve gerar 235 empregos diretos. A estimativa é de que as obras sejam iniciadas ainda no primeiro semestre deste ano. Sediada na cidade de Muriaé (MG), a empresa atua na região mineira e tem clientes nos estados de Pernambuco, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

A unidade será instalada numa área de 40 mil metros quadrados, localizada no distrito têxtil, em Apiacá. A operação contará com maquinário com alta tecnologia e importado da Suíça. O projeto está dividido nas seguintes etapas: instalação do galpão, produção de fios têxteis, produção do tecido cru e acabamento do tecido tingido e beneficiado.

“A região sul sempre necessitou de mais empreendimentos, pois a região norte conta com os incentivos da Sudene [Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste], o que acaba atraindo mais investimentos. Contudo, nos últimos anos, estamos conseguindo atrair empresas importantes para o sul capixaba”, afirmou o governador.

Casagrande destacou que o Governo do Estado está acelerando os investimentos públicos para gerar desenvolvimento na região. “São muitas obras de drenagem e pavimentação de ruas e rodovias, investimentos na educação, inclusive com a abertura de escolas técnicas na região sul. Seguimos trabalhando firmes para desenvolver os municípios do sul capixaba, estimulando a geração de renda e empregos para a população”, completou.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, comentou o bom desempenho na atração de novos negócios. “O Invest-ES tem obtido os melhores resultados desde seu início. Somente em 2020 e 2021, foram registrados o maior número de novos projetos de investimentos aprovados no âmbito do Comitê do Programa. Iniciamos o ano de 2022 com este anúncio tão relevante para o desenvolvimento regional”, frisou.

Hoffmann lembrou que o município de Apiacá será contemplado pelo empreendimento, mas as cidades vizinhas também serão beneficiadas pelo projeto, devido ao aumento da demanda por serviços, fornecedores e mão de obra. “Tudo isso faz com que a economia se mantenha aquecida e surjam novas oportunidades para os moradores da região”, enfatizou.

O sócio proprietário da empresa, Rui Vale de Matos, destacou que a decisão de implantar a primeira filial da VDM no Espírito Santo ocorreu em função da apresentação de uma legislação eficiente, por meio do Invest-ES, e, somado a isto, o fato de o Estado ser moderno e organizado, além de contar com linhas de crédito acessíveis, por meio do Banco de Desenvolvimento do Espirito Santo (Bandes).

“A indústria têxtil é a que mais emprega no País. Ao chegar numa determinada região capaz de gerar postos de trabalho se estende por décadas, já que a partir da indústria de base, estimula a cadeia produtiva criando polos têxteis. O Espírito Santo mostrou que é um Estado forte, organizado e moderno. Por isso, decidimos por instalar uma unidade aqui. Nosso objetivo é de criar um polo têxtil em Apiacá e convidar outras empresas a vir para cá. Estamos aproveitando 2022, um ano de modernização para a indústria, para implantar e expandir negócios usando tecnologia de ponta na produção. Vamos utilizar equipamentos vindos da Suíça com baixo consumo de energia, alto rendimento e produção”, destacou Matos.

O diretor-presidente do Bandes, Munir Abud de Oliveira, que também participou da reunião, destacou que a atração de empresas é uma das vertentes de atuação do banco. “Além do trabalho com a concessão de crédito, o apoio ao desenvolvimento do nosso Estado passa também pela atração de plantas industriais que fomentam a criação de polos produtivos nos municípios capixabas. Na Secretaria Executiva do Invest-ES, o Bandes cumpre esse papel e concretiza uma diretriz do governador, que sempre prima pela equidade e pelo equilíbrio no fomento ao desenvolvimento regional”, disse.

Também estiveram presentes à reunião o prefeito de Apiacá, Fabrício Thebaldi; a deputada estadual Janete de Sá; além de vereadores de município.

Invest-ES

O Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo (Invest-ES), regulado atualmente pela Lei Nº 10.550/2016, e posteriores alterações, é um instrumento de política pública eficaz, eficiente e efetivo. O programa tem por objetivo contribuir para a expansão, modernização e diversificação dos setores produtivos do Espírito Santo, estimulando a realização de investimentos, a implantação e a utilização de armazéns e infraestruturas logísticas existentes. Também visa à renovação tecnológica das estruturas produtivas, otimização da atividade de importação de mercadorias e bens, além do aumento da competitividade estadual, com ênfase na geração de emprego e renda e na redução das desigualdades sociais e regionais.

Foto: Hélio Filho/SECOM

Informações à Imprensa: