Secretaria de Inovação e Desenvolvimento visita empresas que vão investir no norte do Estado

27/10/2021 15h27

Uma comitiva formada por representantes da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides) esteve, nesta terça-feira (26), na região norte do Estado. Foram visitadas uma indústria química e outra com expertise na fabricação de produtos de borracha, que aderiram ao Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo (Invest-ES). Ambas as empresas vão estabelecer novos projetos no Estado, nos municípios de São Mateus e Linhares, respectivamente. Os investimentos previstos são da ordem de mais de R$ 2 milhões.

Instrumento de política pública destinada ao desenvolvimento e à atração de investimentos para o Espírito Santo, o Invest-ES tem sido um fator decisivo na tomada de decisão por investidores de outras partes do País. Até mesmo de outros países que buscam modernizar, ampliar projetos ou estão em busca de regiões para implementar novos negócios.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, explicou que o processo de apresentação dos projetos para adesão ao Invest-ES é intuitivo, transparente e 100% digital. “O Estado é um dos mais organizados do País e sua economia apresenta um ambiente favorável para investimentos. Temos um trabalho intenso voltado à competitividade, desburocratização e foco na atração de investimentos, por meio de uma política de incentivos fiscais atraente para estimular o desenvolvimento regional. Esse é o cenário ideal que transmite segurança ao investidor”, enfatizou.

Hoffmann acrescentou que, com a adesão ao Invest-ES, a contrapartida das empresas é, por exemplo, apresentar projetos que contribuam para a geração de emprego, dinamizando a infraestrutura logística existente na região, levando em conta o porte e o volume de investimento.

No município de Linhares, o projeto da Unique – Rubber Techinologies, empresa especializada na fabricação de produtos de borracha, está centrado na implantação de uma unidade industrial para a fabricação de bandas de rodagem para reforma de pneus. O investimento será em torno de R$ 2.134.752,00.

“A estimativa é que, no primeiro ano, 24 empregos sejam gerados e, a partir do segundo ano, 16 vagas, totalizando 40 empregos diretos. Nosso processo de recrutamento e seleção está bem rápido e o início das atividades deve acontecer no mês de dezembro deste ano”, sinalizou o gerente de atividades da Unique, Pedro Poletto.

“É um momento muito especial para a empresa no Espírito Santo. Atualmente, temos atuação no mercado nacional e estamos sediados no Rio Grande do Sul, além de uma presença muito forte da região Sul do País. E sempre soubemos da necessidade de estar mais próximo dos nossos clientes de outras regiões. Então, com a abertura da filial no Espírito Santo, teremos uma unidade produtiva fora do nosso estado. Para tirarmos do papel esse projeto, demandou um grande esforço e percebemos que o Governo do Espírito Santo se mostrou desde o início muito parceiro e acolhedor. Isto é, desde a iniciativa do projeto, realizando um trabalho importante para trazer investimento para o Estado e fomentar o desenvolvimento econômico. Para nós, a localização será bem importante para escoar nossos produtos para a região Sudeste, Nordeste e Centroeste do País. A mão de obra especializada e qualificada que o Estado demonstrou que tem foi importante”, destacou Poletto.

O município de São Mateus também receberá investimentos. Referência em produção customizada de Gel Coat, massa poliéster, massas estruturais, massas plásticas e ceras, a Morquímica se instalará na região, de acordo com a diretora executiva da empresa, Andrea Martinez.

“Somos uma empresa que atende à linha produtiva da Marcopolo e este é o principal motivo da vinda para São Mateus, onde vamos acompanhar a cadeia produtiva. Neste momento, estamos trazendo a filial de Duque de Caxias para o Estado. Temos uma previsão de geração de 12 empregos diretos e de mais 12 indiretos. Nossa expectativa é de evoluir no Estado, porque entendemos que dispõe de incentivos fiscais e políticas tributárias bem definidas. Somado a isso, o desenvolvimento previsto para o município de São Mateus também é um atrativo e temos a perspectiva de crescimento desta filial, que pode passar a abastecer São Paulo, Rio de Janeiro e outros estados futuramente”, disse Andrea Martinez.

Ela citou a parceria de mais de 30 anos com fornecedores da empresa Marcopolo. “A estimativa de investimento inicial é da ordem de R$ 500 mil, podendo chegar a R$ 1 milhão. Vamos transferir a nossa filial do Rio de Janeiro para São Mateus”, completou a diretora da Morquímica.

Andrea Martinez destacou que a empresa utiliza de alta tecnologia no laboratório e na fábrica, além de sistemas de gestão eficientes, a fim de criar produtos inovadores e ofertar as melhores soluções para o mercado de compósitos poliméricos, sempre com acompanhamento de ponta a ponta por uma equipe qualificada.

Estiveram presentes na visita o subsecretário de Estado de Atração de Investimentos, Gabriel Feitosa, e a gerente Christiane Vargas.

O Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo (Invest-ES), regulado atualmente pela Lei Nº 10.550/2016, e posteriores alterações, é instrumento de política pública eficaz, eficiente e efetivo, que tem por objetivo contribuir para a expansão, modernização e diversificação dos setores produtivos do Espírito Santo. Também se propõe a estimular a realização de investimentos, a implantação e a utilização de armazéns e infraestruturas logísticas existentes, a renovação tecnológica das estruturas produtivas, otimização da atividade de importação de mercadorias e bens, e o aumento da competitividade estadual, com ênfase na geração de emprego e renda e na redução das desigualdades sociais e regionais.