Sectides participa de evento de Logística e Infraestrutura Portuária em Vitória

12/04/2022 12h00 - Atualizado em 12/04/2022 14h32

O evento, organizado pela Brasil Export, apresenta novidades do setor e promove a trocar experiências entre os participantes.

Representantes da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento participaram da abertura oficial da etapa regional do Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária - Sudeste Export 2022, nessa segunda-feira (11), em Vitória. O evento organizado pela Brasil Export abordou a desestatização do Porto de Vitória e do Terminal de Barra do Riacho, em Aracruz, além de apresentar as novidades do setor e promover a trocar experiências entre os participantes que atuam nas áreas de logística e infraestrutura portuária.

Após 116 anos como empresa pública, o leilão de desestatização do Porto de Vitória e do Terminal de Barra do Riacho, em Aracruz, aconteceu no dia 30 de março deste ano, com o objetivo de transferir para a iniciativa privada a gestão da infraestrutura e áreas públicas, trazendo melhorias operacionais, ampliação da capacidade de investimentos e possibilidade de exploração de novas áreas. Os portos foram arrematados pelo Fundo Quadra Capital por R$ 106 milhões.

O secretário de Estado de Inovação e desenvolvimento, Ricardo Pessanha, afirmou que o Estado do Espírito Santo tem sido um farol para o País em função de seus indicadores econômicos positivos. “O governador Renato Casagrande sempre afirma que o Estado do Espírito Santo é pequeno em relação aos demais, porém grandioso quando se fala em oportunidades e em ambiente de negócios. Em função de uma gestão responsável, somos Nota A no Tesouro nacional, somos o 5º Estado mais competitivo, temos uma boa relação entre os poderes, uma política tributária eficiente e estabilidade fiscal. Somado a isso, uma posição estratégica e próxima a grandes centros, o que tem atraído grandes empresas. Com a privatização do Porto de Vitória, a tendência é a ampliação da movimentação de cargas, geração de mais empregos para os capixabas e atração de novos negócios para o Estado”, disse Pessanha.

O CEO do Brasil Export, Fabricio Guimarães Julião, salientou que é importante para a Brasil Export quando o Estado recebe a proposta do Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária. “Aqui no Espírito Santo, o evento aconteceu de uma forma muito positiva e só temos a agradecer. Estendo o agradecimento ao presidente da Codesa, Julio Castiglione, e sua equipe pelo empenho e trabalho em favor da desestatização do Porto de Vitória. Vocês não privatizaram o porto e, sim, mudaram a história dos portos no Brasil. O resultado nos próximos 25 anos será a geração de emprego, riqueza e renda para o estado e para o País”, afirmou Julião.

Para o diretor-presidente da Companhia Docas do Estado do Espírito Santo (Codesa), Julio Castiglioni, a desestatização da Codesa foi desafiadora e exigiu muito da equipe, mas o resultado foi positivo para o Estado e para o país, por ser o primeiro a passar pelo processo. “Recebi o convite para dar um choque de gestão e tornar a CODESA uma empresa atrativa para receber investimentos privados. O leilão foi o ponto de partida para o setor portuário, um dia que ficará na história do país. Estou confiante de que o processo de desestatização não foi personificado, foi um projeto de todos”, explicou.

Nesta terça-feira (12), a programação terá continuidade e serão discutidas questões do setor portuário em palestras e debates, além de visita técnica ao TVV e ao Centro de Controle de Operações do TVMIS, no Cais de Capuaba.