Startups selecionadas pelo Funses 1 concluem aceleração nesta terça (14)

13/03/2023 09h00 - Atualizado em 13/03/2023 16h22
Foto: Divulgação/Bandes

O crescimento de qualquer empresa está atrelado a fatores como situação econômica, boa reputação com a sociedade e oportunidades de investimentos. Porém, um dos fatores que está intrinsecamente conectado ao bom desempenho e ao desenvolvimento de um negócio é a boa qualificação dos envolvidos diretamente nas rotinas da empresa.

As empresas capixabas já estão à frente no quesito capacitação de qualidade, com apoio dos produtos e serviços do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). Exemplo disso são as empresas EVA (Mondo Digital), Fisarmonica, lau e Switch que participam, nesta terça-feira (14), do evento de formatura para empresas aceleradas e capacitadas pelo programa de Aceleração Digital Batch 2, que está vinculado ao Funses 1, Fundo de Investimento em Participações (FIP) gerido pela TM3 Capital com recursos do Fundo Soberano do Espírito Santo (Funses).

Na sede do Bandes, o momento será de reconhecimento e certificação para as empresas capixabas aceleradas. Durante três meses, essas empresas tiveram acesso a conteúdos personalizados, como workshops exclusivos, materiais direcionados para inovação, mentores especializados, além de bastante networking com diversas corporações para a concretização das ideias no setor produtivo do Espírito Santo.

O processo de aceleração, conduzido pela ACE Startups, aceleradora parceira da TM3 Capital, envolveu capacitação em negócios, produtos, marketing, vendas, entre outros. “O programa de aceleração do Funses 1 agilizou os resultados das empresas selecionadas no primeiro batch, que puderam, com os aportes e direcionamentos recebidos, reformular as suas estratégias, obtendo aumento de suas bases de clientes e de receitas mensais recorrentes. A expectativa é de que essa nova turma de aceleradas possa também escalar os seus negócios, gerando mais empregos e renda no Estado”, destaca a gerente de Participações e Investimentos do Bandes, Ivone Pontes.

Sobre a TM3 Capital

Fundada em 2011, a TM3 Capital é uma gestora brasileira de venture capital que traz mentalidade e espírito empreendedor no DNA. A TM3 Capital tem um modelo hands-on e metric-driven de gestão, e investe em empresas que entendem o valor que vai além do capital. Construir junto é a missão da TM3 Capital, agregando experiência em operações, crescimento acelerado e internacionalização.

Com mais de meio bilhão de reais sob gestão atualmente, a TM3 Capital estruturou cinco veículos de investimento e conta com ampla expertise e casos de sucesso, com investimentos em empresas tanto de software quanto de hardware. A TM3 já co-investiu ou vendeu empresas para grandes corporações, tais como Santander, Movile, Microsoft, Trybe, Linx, Stone, Whirlpool, Sonda, Trimble e Ambev.

Sobre a ACE

A ACE é uma holding de inovação de negócios e apoio ao empreendedorismo. Atua primariamente como Venture Capital, investindo em startups early stage, e como Venture Builder, co-fundando negócios com os empreendedores mais preparados do ecossistema.

Fundada em 2012 pelos empreendedores seriais Pedro Waengertner e Mike Ajnsztajn, a ACE já fez aportes em 120 startups, concluindo o exit de 25 dessas empresas. No track record da ACE também constam mais de cem programas de aceleração, mais de mil startups conectadas com grandes empresas e seis novos negócios criados. Atualmente, o grupo conta, por exemplo, com verticais de consultoria corporativa (ACE Córtex), educação (Future Dojo) e finanças (Zebra Câmbio).

Informações sobre Fips:
www.bandes.com.br/fip
www.funses.es.gov.br

Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 99774-4428 / (27) 3331-4424
comunica@bandes.com.br