“Vamos investir R$ 3 milhões na construção de laboratórios de pesquisa e em novos maquinários de ponta”, diz Eryck El Jaick da Fibracem

15/06/2021 09h50 - Atualizado em 15/06/2021 11h45
Foto: Divulgação/Fibracem

Referência no segmento de comunicação óptica há quase 30 anos, a Fibracem tem um portfólio que reúne diversas soluções de infraestrutura para redes ópticas e comercializa produtos para o Brasil e a América Latina. Sediada no Paraná, a empresa conta com uma filial e um centro de distribuição no Espírito Santo, no bairro Canivete, em Linhares. Em março de 2020, a Fibracem anunciou investimentos da ordem de R$ 27 milhões, com a expansão das atividades no Estado, em decisão firmada entre o governador do Estado, Renato Casagrande, e os representantes da empresa.

A Fibracem construiu uma nova unidade fabril dentro da mesma área de 37,5 mil metros quadrados, que já ocupava na região norte capixaba, conhecida como “Cidade das Águas”, por ser o território que mais tem lagoas na América Latina. Na unidade do Espírito Santo, são fabricadas duas famílias de produtos: os conjuntos de emenda óptica, que receberam premiações devido à performance, e cabos de fibra óptica.

Para aumentar a autonomia da fábrica de Linhares, a Fibracem está em fase de implementação da linha de produção de racks e distribuidores ópticos. Além da fabricação de produtos, a unidade também funciona como Centro de Distribuição. Com isso, o portfólio da empresa é distribuído para o restante do País, a partir do Espírito Santo.

O Invista no ES conversou com o diretor de Planejamento Estratégico e Operações da Fibracem, Eryck El Jaick, que listou os principais pontos que fizeram a marca escolher o Espírito Santo. Para ele, o Estado tem um ambiente de negócios atrativo e seguro. Confira:

Invista no ES –
 Como o senhor avalia o ambiente de negócios do Espírito Santo?

Eryck El Jaick – O Estado tem um ótimo ambiente de negócios. É visível como o Espírito Santo e o município de Linhares, cidade onde estamos situados, estão em crescente desenvolvimento e procuram incentivar sempre as indústrias e os comércios que buscam se instalar na região.

Como foi o processo de decisão e de implantação da indústria?

Começamos com a decisão de implantação do Centro de Distribuição. Gostamos de como fomos recebidos e dos resultados gerados. Quando chegamos, em 2019, o Espírito Santo não tinha muitas empresas com o perfil da Fibracem. Então vimos a oportunidade de implantar uma indústria, o que parecia natural depois do bom começo no Estado.

Como foi o processo de abertura e a regularização da empresa junto aos órgãos anuentes?

A proximidade com a Prefeitura e com o Governo do Estado no processo de escolha e definição de Linhares foi fundamental para a tomada de decisão da localização em questão.

Sob a ótica do retorno sobre investimentos, como as operações, a partir do Estado, estão gerando mais competitividade para a empresa?

Nossa matriz fica situada no Paraná. Por isso o Espírito Santo se torna uma região estratégica para estar mais perto de uma parte de nosso mercado consumidor, localizada na parte de cima do mapa, bem distante da unidade do sul. Assim, podemos estar mais conectados com os nossos clientes, atendendo de uma forma mais próxima.

Quais as perspectivas para a economia nacional e local?

Estamos ainda encontrando dificuldade em relação aos aumentos de preço dos insumos, mas acreditamos que para o segundo semestre isso deva estabilizar.

Quais são os planos de expansão para a empresa? E no Estado?

Neste momento, o plano de expansão está mais centralizado no Espírito Santo do que na matriz no Paraná. Continuamos em linha com o planejado para o Estado. Estamos também investindo R$ 3 milhões na construção de laboratórios de pesquisa e em novos maquinários de ponta.

O que achou das belezas naturais capixabas?

É um Estado muito rico em relação às belezas naturais, percebido por todos que têm a possibilidade de visitar nossa unidade. Em Linhares, onde estamos localizados, destacam-se os lagos e lagoas da região.

As operações de distribuição a partir do Estado têm sido satisfatórias?

Sim, a unidade do Espírito Santo nos permite atender a diversas outras regiões do País.

A empresa está com áreas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no Estado? Como avalia o ambiente de inovação?

Acreditamos que podemos evoluir em relação às áreas de P&D. Para isso, estamos próximos do Estado para entendermos as possíveis sinergias e oportunidades para, juntos, criarmos um ambiente de inovação cada dia melhor.

Ana Luiza Freitas / Carolina Moreira / Gabriela Galvão / Larissa Linhalis