Vice-governadora do Espírito Santo recebe visita do cônsul geral da Argentina

18/10/2021 15h23
Foto: Itamar Freire

A visita dos representantes do Consulado Argentino teve o objetivo estreitar os laços do Estado com o país latino.

A vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, recebeu, nessa sexta-feira (15), a visita do cônsul geral da República Argentina, Claudio Ricardo Gutierrez, e do primeiro secretário de Seção Econômica e Comercial da Embaixada da República Argentina, Alfredo Esteban Curi. Durante o encontro, realizado no Palácio da Fonte Grande, foi discutida a elaboração de uma agenda oficial entre o Governo do Espírito Santo e a Embaixada da República Argentina no Brasil.

A visita dos representantes do Consulado Argentino teve o objetivo estreitar os laços do Estado com o país latino, buscando incrementar as relações comerciais entre ambos. Foi proposto um encontro ainda este ano entre o governador Renato Casagrande e o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Osvaldo Scioli, para a assinatura de um acordo de cooperação.

Durante a reunião, Jacqueline Moraes destacou que o Espírito Santo manteve os investimentos durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), garantindo resultados na área social e econômica. “A gestão fiscal responsável é uma conquista de todos os capixabas. Desde 2012, o Estado manteve a Nota A do Tesouro Nacional. Contudo, estamos realizando investimentos estruturantes que estão mudando a realidade das pessoas e gerando oportunidades para a população”, disse.

A vice-governadora também falou sobre as ações voltadas para o desenvolvimento e a geração de emprego e renda, como o Fundo Soberano e o Fundo de Infraestrutura, criados em 2019 e que são destaque no País. “Temos uma cultura de gestão, investindo nas pessoas e utilizando os recursos do presente para sustentar o futuro dos capixabas”, completou.

Para o subsecretário de Estado de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais, Gabriel Feitosa, o interesse do Espírito Santo em receber projetos e empreendimentos, estabelecendo ainda parcerias com países estrangeiros, como a Argentina, é amplo. “O Estado vem se consolidando por sua excelente situação fiscal e tem se colocado como um importante pólo de intercâmbio comercial, aberto para todo o mundo, visando acordos comerciais”, observou.

O cônsul geral da República Argentina, Claudio Ricardo Gutierrez, relatou que conhece o potencial crescente do Estado. “Estamos trabalhando muito em todo o Brasil e o Espírito Santo nos interessa em nossa missão comercial por agregar e, se possível, fazer convênios e intercâmbio comercial de diversos produtos de interesses comuns”, comentou.

A proposta da missão comercial será enviada ao Palácio Anchieta e também para várias empresas argentinas de vinhos, azeites, alimentos orgânicos, transportes e de matriz energética renovável.


Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria
Íris Carolina Miguez
(27) 99971-2819