Inovação

A inovação está no radar de empresas e governos, pelo seu potencial de dinamizar a economia e diversificar a matriz de produtos oferecidos, aumentando o valor agregado e diminuindo a dependências de commodities. Em sintonia com esse novo tempo, o Governo do Espírito Santo lidera a Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), movimento que reúne diversos atores estratégicos para trabalhar pelo incremento do ecossistema de inovação no estado.

Além disso, criou o Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec), que presta apoio financeiro aos programas e projetos voltados para o desenvolvimento científico e tecnológico estadual, fomentando a ampliação da infraestrutura física e técnica indispensável à realização de pesquisas e à interação das instituições científicas com os complexos produtivos e com o conjunto da sociedade.

O Bandes participa da construção de soluções estratégicas para o desenvolvimento do Espírito Santo e para isso, apoia a inovação e a competitividade das empresas, viabilizando mecanismos especiais de capital de risco, por meio dos fundos de investimentos em participações (FIPs). Como cotista, o banco capixaba investe nos FIPs para que eles convertam o valor em participações nas startups. As gestoras dos fundos investem nas empresas visando a aceleração do negócio e participam ativamente na sua gestão, ofertam suporte estratégico e gerencial, oferecem apoio na seleção e formação da equipe, ajudam a definir metas e acompanham os resultados.